Convention Músicas de Minas 2017

Tradição da Viola Caipira

O EVENTO

Convention Músicas de Minas 2017

SÃO LOURENÇO SEDIA EVENTO DE MÚSICA TRADICIONAL MINEIRA

Realizado pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau, o projeto “Convention Música de Minas” resgata elementos da cultura tradicional.

A partir de 14 de outubro a cidade de São Lourenço será palco para dez apresentações da “Orquestra de Violeiros de São Lourenço”, fortalecendo o movimento de resgate e salvaguarda desta importante manifestação da cultura popular e tradicional, em um momento em que se inicia no estado de Minas Gerais o processo de registro como Patrimônio Imaterial dos modos de fazer e tocar a viola caipira.

“Ao valorizar a música e a cultura raiz, nos aproximamos de nossas essências, das tradições, do que nos formou como pessoas em termos de valores pela ligação com nossos antepassados, tendo a viola caipira como símbolo dessa resistência”, diz o violeiro Gustavo Costa, idealizador da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

O projeto "Convention Música de Minas" é uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas Gerais e apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

O REGENTE

Gustavo Costa

EM BUSCA DAS MEMÓRIAS DA MÚSICA CAIPIRA

A Orquestra de Violeiros de são Lourenço e seu importante trabalho de resgate da música tradicional mineira e da cultura caipira através da viola.

Gustavo Costa vem de uma família de músicos, onde começou bem cedo seus estudos da música através do pai e avô. Iniciou sua trajetória como professor de viola caipira em 2006, visto como era pequeno o movimento do instrumento no sul de minas e começando com apenas um aluno. Com o tempo, a divulgação boca a boca fez com que mais interessados chegassem até ele e hoje já são mais de 25 alunos regulares inscritos em suas aulas. E são esses alunos, somados a outros músicos com maior experiência e ex-alunos que compõem a formação atual da Orquestra de Violeiros de São de São Lourenço, projeto que coloca em prática os trabalhos de pesquisa com a intenção de resgatar os valores da cultura tradicional caipira mineira.

Segundo Gustavo, as pessoas hoje em dia não reconhecem a música caipira como algo vinculado à sua própria cultura, que elas nasceram justamente como crônicas do cotidiano rural desta nossa região, ainda ligam a cultura caipira à uma imagem cômica e pejorativa.

É justamente nesse sentido que o trabalho de pesquisas realizado por ele e também por outros pesquisadores vem dando bons frutos... prova disso é o aumento no número de pessoas interessadas em conhecer e tocar a viola caipira, tanto jovens quanto pessoas com idade mais avançada, e cresce cada vez mais o número de eventos relacionados à música de raiz organizados pelo país, como o Convention Música de Minas, iniciativa do próprio Gustavo Costa em parceria com o São Lourenço Convention & Visitors Bureau

A ORQUESTRA

Orquestra de Violeiros

UMA ORQUESTRA PELO RESGATE, PRESERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA MÚSICA TRADICIONAL MINEIRA

A Orquestra de Violeiros de São Lourenço e a batalha pela valorização da cultura caipira como patrimônio cultural do estado de Minas Gerais

Há pouco mais de dois anos, por iniciativa do violeiro e professor de música Gustavo Costa, surgia a Orquestra de Violeiros de São Lourenço. Inicialmente contando como espaço para ensaios uma sala da paróquia local, cedida gentilmente pelo integrante da orquestra e importante colaborador padre Roberto Nogueira e com menos de uma dezena de músicos, hoje vem ganhando força no cenário cultural Sul-Mineiro e já conta com 15 violeiros, de diferentes faixas etária e sociais, entre eles alunos, ex-alunos e músicos de outras cidades, alguns de já reconhecido trabalho com a viola, como é o caso do violeiro Izaac Fonseca.

O grupo já se apresentou em diversos eventos nas cidades das regiões do Circuito das Águas e das Terras Altas da Mantiqueira, e hoje busca levar suas interpretações dos ritmos tradicionais caipiras como Cateretê, Querumana, Cururu, Toada, Moda de Viola, Pagode caipira entre outros, para públicos nas outras regiões do estado de Minas Gerais e também para além das fronteiras estaduais, uma vez que a cultura caipira é também parte importante de estados como Paraná, São Paulo, Goiás , Mato Grosso do Sul, entre outros.

_ A Viola Caipira no Brasil: Um pouco de história

No período da colonização, a viola já gozava de imensa popularidade em Portugal. Elas descendem diretamente de instrumentos antigos como os alaúdes, as vihuelas e as guitarras renascentistas e foram trazidas ao Brasil inicialmente pelos colonos e jesuítas. A primeira geração de “caipiras” se dá da união de portugueses com índias que crescem ouvindo as cantigas dos pais vindos no Velho Continente e adormecem ninados pelos cânticos das mães de origem indígena, e foi essa fusão de dois universos culturais e musicais distintos que resultou na criação de muitos ritmos tradicionais.

De lá para cá, infelizmente, a música tradicional dessa região do Brasil veio sofrendo com preconceito por parte da elite cultural, sendo apontada como uma música simples e por ser executada por pessoas sem formação acadêmica, que falavam e cantavam errado. No entanto, a música caipira possui uma riqueza incrível, com até 16 ritmos distintos, poesias encantadoras, valores muito marcados, além de ser totalmente cronista, a gente sabe como era vida e os costumes dessa gente graças as inúmeras gravações que começaram na década de 20.

É justamente para valorizar uma cultura tão importante quanto esquecida e depreciada, que se faz necessário ouvir com atenção o trabalho da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

AGENDA

Agenda de Apresentações

TODAS AS APRESENTAÇÕES ACONTECEM NA PRAÇA BRASIL AS 16H

14 de Outubro

4 de Novembro

18 de Novembro

CONTATO

Entre em contato conosco por um de nossos canais baixo, ou utilize o formulário ao lado.


35 3331-8579
comunicacao@saolourencocvb.com.br
Rua Cel. José Justino, 688 - loja 9 / Shopping Bavária - Centro
São Lourenço / CEP 37.470-000

Convention Músicas de Minas 2017